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E AS BATERIAS DOS CARROS ELÉTRICOS?

  • ricardooliveirajur
  • 22 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de ago.

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Os grupos da sociedade civil têm pressionado os fabricantes de automóveis em todo o mundo para revisarem suas práticas de fornecimento de baterias, buscando garantir que as cadeias de abastecimento não dependam de métodos intensivos em emissões ou antiéticos que prejudiquem o meio ambiente. Com a rápida disseminação da mobilidade elétrica, espera-se um aumento significativo no descarte de baterias. Portanto, é crucial que a reutilização e a reciclagem sejam ampliadas e tornadas mais eficientes para evitar o desperdício de recursos preciosos em resíduos de tecnologias verdes prejudiciais ao ambiente.


O aumento da adoção de práticas circulares não só melhorará a pegada ambiental da mobilidade elétrica, mas também reduzirá a dependência de importações de matérias-primas críticas. A associação de engenharia alemã VDI destaca o enorme potencial ecológico e financeiro dos melhores conceitos de reciclagem e circularidade para materiais de baterias.


De acordo com a Comissão Europeia, a demanda global por baterias crescerá exponencialmente nos próximos anos, com um aumento projetado de 14 vezes até 2030, sendo a Europa responsável por cerca de um quinto desse crescimento. Além disso, os números publicados pelo Banco Mundial sugerem que a demanda por matérias-primas específicas para baterias poderá aumentar até 1.000% até meados do século, caso os esforços para cumprir as metas de redução de emissões do Acordo de Paris sejam levados a sério. Isso está transformando os depósitos desses recursos em ativos cada vez mais estratégicos, que podem rivalizar com a atual importância geopolítica das reservas de petróleo ou gás.




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